Em 1990 foi lançado o projeto que reduzia as aliquotas de IPI para motor abaixo de 1000 CM de cilindrada pela então atual ministra Zélia Cardoso.
O primeiro carro a se beneficiar da nova lei foi o Fiat Uno.
Entre os 10 modelos mais vendidos no Brasil, oito possuem opção de motor 1.0.
Os populares de hoje chegam a ter potencia de 8 cv, quase o dobro do que tinha o primeiro Uno Mille.
Os modelos 1.0 sempre foram famosos pelo seu valor e manutenão acessíveis. Por enquanto, o titulo ainda é do Uno Mille, porém está ameaçado pelo lançamento do Cherv QQ.
O Gol foi o primeiro 1.0 a ter 16 válvulas no motor em 1997.
O primeiro Flex foi lançado no Brasil em 2005.
Existem modelos a gasolina bastantes econômicos, mas os 1.0 ainda são campeões com o etanol.
O Ford EcoSport já teve em sua linha uma versão com motor de 1.0 litros Supercharger.
O Primeiro modelo 1.0 do Brasil foi também um dos primeiros automóveis produzidos no Brasil. O DKW-Vemag, chamado de Vemaguet, possuia um motor de três cilindros em linha com volume de 1,0 litros. Foi produzido de 1958 a 1967.



Nenhum comentário:
Postar um comentário