sexta-feira, 29 de abril de 2011

Todo mundo deveria ler esse texto: #precojusto


Preço Justo - Você nem precisa mexer o seu traseiro gordo.

Escrito por:  Marcel.

Nos primórdios de nossa existência, o homem tinha apenas um único objetivo em mente: sobreviver. O sexo não era recreativo, ocorria apenas com intuitos reprodutivos. Não havia lazer de qualquer tipo e a busca por abrigo e comida era incessante. Com o tempo aprendemos a nos organizar em grupos, percebemos que não precisávamos sair das cavernas e que era muito mais fácil sobreviver se todos trabalhassem em prol do coletivo.

Mas hoje estamos aqui. Avançados, modernos, vivendo o futuro no presente. E ao que me parece, a evolução foi muito boa para a raça humana, mas não para o homem. Para a raça humana, pois conseguimos nos expandir e hoje somos 7 bilhões deixando pegadas pelo planeta. Mas será que a evolução foi tão boa assim pro homem? Nos primórdios a luta pela sobrevivência era justa e dava a todos praticamente a mesma chance. Hoje você já nasce praticamente com seu futuro definido pelas suas condições financeiras e sociais. Então isso me faz crer que como raça obtivemos muito sucesso. Vamos durar um bom tempo por aqui. Mas em que condições?

É por isso que tantas guerras são travadas por motivos fúteis e tantas pessoas sofrem em tantos lugares diferentes. Antigamente lutava-se com as próprias armas pela sobrevivência. Hoje, centenas de milhões tem sequer o direito de lutar pela própria vida. É por isso que me irrita a inércia que a gente vê aqui no Brasil. E nem venha com argumento de que 'lá fora é igual'. Eu não dou a mínima pro que acontece lá fora. Eu moro aqui, vivo os problemas daqui e é com isso que eu devo me preocupar. Se for pra consertar algo, que seja aqui.

Os brasileiros tem uma sorte tremenda de viver num país democrático. Podemos fazer nossa voz ser ouvida e com que nossa vontade seja feita. Eu não sinto inveja do povo egípcio, que foi para as ruas lutar por um país mais justo. Os egípcios é que devem ter inveja de nós, que podemos escolher quem vai governar nosso país a cada 4 anos e temos mecanismos para mudar o que desejarmos, se assim desejarmos. Mas esse é o GRANDE problema. Não desejamos nada, não queremos nada.

Qualquer brasileiro que exija seus direitos, que busque uma melhoria para o bem coletivo ou que se manifeste a favor de qualquer tipo de mudança imediatamente vira motivo de piada. Devolver dinheiro achado faz você ser alvo de chacota entre os amigos e vira notícia em jornais. Pagar impostos e respeitar as leis vira motivo de orgulho, como se as pessoas não estivessem fazendo nada mais que suas obrigações. Isso é vergonhoso. Fazer o que deve ser feito é o mínimo aceitável.

É por isso que devemos se não admirar, ao menos respeitar quem briga pelo que acredita nesse país onde não se luta por direitos, mas por privilégios. E é por isso que eu apoio a iniciativa Preço Justo Já. Independente de ter sido começada por um amigo. Eu apoiaria até mesmo se um desafeto meu tivesse começado a campanha. O que o Felipe Neto está fazendo nada mais é do que usufruir da sua liberdade de expressão e do poder de mobilização que tem à sua disposição pra tentar mudar algo que ele acredita que está errado. Não vejo como essa atitude possa ser nociva de qualquer forma.

Não sou especialista em economia, tampouco em tributos. Na internet, de repente todos viram especialistas e de repente uma horda de críticos enfurecidos decidiu que a idéia do Felipe Neto era ridícula e motivo de piada. Mas no fundo, é tudo despeito. Eles estão criticando o Felipe Neto vlogueiro, o cara que usa óculos escuros e fala palavrão. Eles não estão sendo contra a idéia, tampouco estão criticando a forma como a idéia foi expressada. Quando o objetivo é simplesmente desmerecer o sujeito, tampouco importa a idéia que esteja querendo ser passada.

Talvez essa iniciativa não dê em nada. Mas quem disse que toda idéia dá em alguma coisa? O problema é achar que se há o risco da idéia não dar certo ela não deve ser posta em prática. Para os críticos fica o convite: ajudem a melhorar a idéia ao invés de apenas atacar o criador dela. Dêem sugestões, orientações sobre como ela pode ser melhorada e participem. Será bem mais produtivo e as chances do projeto dar certo serão consideravelmente melhoradas.

Se você concorda com a luta, acesse o site e participe deixando a sua assinatura. Está mais do que na hora das pessoas se unirem e lutarem pelo que acreditam e pelo que acham justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário